sábado, janeiro 07, 2017

O Notícias da Trofa | Tribunal decreta insolvência do Trofense


O Tribunal de Santo Tirso declarou insolvente o Clube Desportivo Trofense, no dia 25 de novembro de 2016. Foi ainda agendada para as 10.30 horas de quinta-feira, 12 de janeiro, a reunião dos credores para apreciação do relatório do administrador de insolvência.

Segundo adiantou a Agência Lusa, no relatório é descrito que o total de crédito reclamado ultrapassa os 7,86 milhões de euros e são descritas as diligências realizadas pelo Trofense que visavam a sua recuperação, como o Processo Especial de Revitalização (PER), que deu entrada no Tribunal Judicial de Santo Tirso em 2012, e a criação de uma Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ).
Desses 7,86 milhões de euros, 73 por cento são reclamados, em nome individual ou através de empresas relacionadas com a sua família, pelo antigo presidente do clube, Rui Silva, dirigente que liderava o clube na época em que competiu na 1.ª Liga, na época 2008/2009. Segundo a Lusa, o relatório afirma ainda que foram “insuficientes as medidas realizadas com vista à recuperação da sociedade que continuou a acumular dívidas”. “Revelam-se de difícil execução as medidas preconizadas para o curto prazo, sendo incerto que o clube, na presente época, ascenda à Liga de Honra e não existindo investidores interessados no Clube Desportivo Trofense”, pode ler-se no relatório.

No documento são enumerados os bens do clube, incluindo o estádio e o complexo desportivo da Paradela, num valor estimado de 1,2 milhões de euros. Soma-se a relação de viaturas do clube e a quota de 50 mil euros referente à SDUQ que foi constituída para administrar a área desportiva profissional, por exemplo a equipa sénior que disputa a Série B do Campeonato de Portugal, sendo cem por cento detida pelo clube.
Mas, sobre esses 50 mil euros, o relatório refere que se trata de “um valor sem valor contabilístico já que aquela SDUQ se encontra numa situação de falência efetiva, com um capital negativo em cerca de dez vezes o seu capital social”.

Reportagem alargada para ler na próxima edição do jornal O Notícias da Trofa, quinta-feira nas bancas.

Sem comentários: